Açores

Maio de 2018 -  Tive que voltar ao Açores. A Ilha de São Miguel estava forte na minha cabeça para que eu a explorasse mais, e foi a coisa mais certa a fazer. Apenas dois dias para depois partir para a Ilha da Madeira, mas aproveitei muito.

1º Dia . Dessa vez aluguei um carro e parti para “me perder” pela ilha de São Miguel. Fiz base em Lagoa e comecei explorando a parte sul . Direto a Ribeira Quente onde a praia é de areia preta e com correntes de água quente. A praia do Fogo é uma das praias mais belas. Até chegar em Ribeira Quente fiz várias paradas, porque a paisagem te chama para isso. Parar em um Mirante é fundamental. A caminho de Ribeira tem o Mirante Santa Iria, nossa …. Absurdo a vista . Milhões de fotos , impossível tirar poucas…rs

De Ribeira Quente fui a Furnas relaxar na  Poça da Dona Beija (4 € ). Gente, que relax total. Uma therma onde eles falam que D Beija se banhava ali.  Só sei que EU me banhei ali maravilhosamente. Piscinas naturais com temperatura de 39graus, uma água meio ferrosa e extremamente relaxante. Amei !!!!

Poça Dona Beija

Seguindo mais 6 km cheguei na Lagoa de Furnas. Belíssimo ! Em São Miguel (Ponta Delgada) é impossível não dar gritinhos constantes de emoção.  As Furnas são muito conhecidas pelas suas águas termais, chamadas de CALDEIRAS. Famoso por sua grande piscina natural quente , o Parque Terra Nostra vale super a pena conhecer e se banhar . Atenção, não use roupa de banho branca, pois será depois inutilizado. Meu biquini que era branco ficou cor de terra cota (risos) . Em Furnas ocorre uma atividade fantástica de se ver e depois comer. Nas Caldeiras (2 € ) , o cozido é feito debaixo da terra sob o calor dos vulcões. O sabor é único e para quem gosta de cozido é imperdível ver esse processo e depois degustar. A carne leva cerca de 6 horas cozinhando e o bacalhau cerca de 4 horas. Almocei em um dos diversos restaurantes que oferecem o cozido.

De la partir para me perder literalmente. Desliguei minha “ Maria” , nome dado carinhosamente ao meu GPS que me leva a todos os lugares desse mundo, e me “ perdi”. Que maravilha se perder nos Açores. A vantagem de estar de carro é essa. Vi paisagens e lugares excepcionais. Entrei em várias ruelas e saia de frente a uma lagoa ou porto ou farol que nem constam no mapa. Voltei para o hotel plena de tanta emoção .

2º. Dia – Como uma carioca da gema que sou queria uma praia, parti para Ponta da Ferraria, lado norte da ilha. Até chegar lá parei umas 5 vezes para fotografar e admirar tanta beleza da natural. É uma mistura de mata, água, pássaros e flores. É realmente um dos lugares mais lindos de natureza que já conheci. No caminho avistei um farol lindo diferente dos que eu já conheço , o farol da Ferraria. Espetacular !  O pico das camarinhas é de uma vista deslumbrante, logo após o farol.  Descendo o pico encontrei a Thermas da Ferraria, um local com várias piscinas ferrosas quente e relaxante, e do lado o oceano. Mais gritinhos de emoção e surpresa.

Farol da Ferraria

Piscinas naturas de Mosteiros

Saindo de Ferraria, fui a Sete Cidades (10 km) . Parada obrigátorio no mirante da Vista do Rei, e segui para a Lagoa Azul. Digo de verdade, preparem-se para ver a imensidão dessa lagoa que fica numa cratera vulcânica. A lagoa é dividida por uma ponte , e incrivel ela tem duas cores, um lado verde e o outro azul. Indescritível a beleza natural dessa maior lagoa dos Açores. Para quem gosta como eu , é possível andar de stand up ou caiaque.

A igreja de S.Nicolau é uma gracinha , e sempre entre para agraceder a oportunidade de vida que tenho de ver tantas belezas e conhecer muitas pessoas por esse mundo a fora.

O restaurante S.Nicolau em frente a igreja é uma opção de almoço, mas se não estiver com muita fome, vá para Mosteiros . Para tudo !!!!  Mosteiros é algo que nenhum guia turistico vai te levar. Ao descer de Sete Cidades para Mosteiros fui ficando embedecida de emoção ao ver a vista. A cidade banhada pelo oceano e falesias compondo essa paisagem . Para tudo, o que é isso ???!!! É de tirar o fôlego . É lindoooooooooooooooooooooo e lá tem o oceano atlantico na sua frente e várias piscinas naturais formadas de rocha vulcânica totalmente possível de banho. Foi ali mesmo meu banho de mar… uhuuuu !!! Quase não tem areia , vá de chinelo pois o pequeno caminho até  chegar a essas enseadas é de rochas.

Piscinas naturais de Mosteiros

Agora deu fome e almocei um delicioso filé de peixe no restaurante Brisa do Mar, super recomendo. Voltei para Lagoa entrando em algumas mais ruelas e admirando mais e mais paisagens dos Açores.

Larguei o carro no hotel e fui passear pelo centrinho de Ponta Delgada. A porta da cidade , a igreja , o porto e a população feliz me deixa cada dia mais agradecida por viajar mundo a fora.

Visite os Açores na sua viagem a Portugal. É imperdível !

Apenas um detalhe importante, ao vir em 2017 aos Açores , na hora do embarque a Cia SATA cancelou o vôo. Perdi um dia do meu passeio , mas nem fiquei tão triste porque sabia que ao retornar iria lutar pelos meus direitos de ter uma passagem de graça. Um vôo pode ser cancelado 4 horas antes , se for depois disso é por direito um reembolso ou uma passagem grátis. Assim o fiz , e solicitei Ilha da Madeira , mas ficando 2 dias na ilha de São Miguel. Fiquem atentos a isso, é nosso direito por lei.

Dicas :

• Alugue um carro e verifique se consegue seguro mais barato pela internet : 2 dias de   carro nos Açores = 32€  seguro 80 € ( só aluguei pela internet, o seguro a cia me cobrou na hora, achei carissimo).
  • Não aceite cobrarem a gasolina, encha você mesmo o tanque que sairá muito mais barato.
  • Faça uma base para se hospedar e dali visite a ilha. Tudo é muito perto e dá para ir e voltar para o hotel.
  • Programe seu dia através do mapa, para não perder tempo. Tenha um GPS atualizado.
  • As estradas são excelente mas muitas subidas e descidas , e algumas muito estreitas. Atenção redobrada ao dirigir.
  • Cia áereas para os Açores : TAP, SATA e Ryanair

JUNHO - 2017  -----> Ahhhh, os Açores!

Esse arquipélago formado por nove ilhas é o que chamo de “ explosão da natureza”.

Existem duas formas de você visitar os Açores. De excursão ou por conta própria.

Fui com um casal amigo e eles preferiram ir de excursão, eu dou a dica para você que gosta de curtir mais a sua viagem, vá por conta própria. Os Açores merecem mais tempo para admiração de cada pedacinho de natureza que de repente surge a sua frente.

Eu fiquei impressionadíssima e emociona com a beleza das Ilhas, e vou voltar o mais breve possível para conhecer o restante do arquipélago.

Ele está dividido em três grupos:

Ocidental é constituído pelas Ilhas de Flores e Corvo.

Oriental pelas Ilhas Santa Maria e São Miguel.

Central pelas Ilhas Terceira, GraciosaSão Jorge, Pico e Faial.

Eu tive a alegria de visitar as Ilhas Terceira, Pico, Faial e São Miguel.

A Ilha Terceira é bela pelo seu planejamento urbano renascentista, pelos seus palácios e igrejas . Ela tem um riqueza cultural , histórica e arquitetônica.

Da Ilha Terceira fomos para a Ilha do Pico de avião. Essa ilha é a segunda maior dos Açores. Ficamos hospedados na Ilha do Faial e fomos de barco a ilha do Pico. Subir ao Pico é o principal objetivo de quem vai a essa Ilha. Não o fiz por estar em excursão, fomos no ônibus , mas a dica é :
Está em boas condições físicas? SUBA! Aventure-se.
São apenas 5 km e é belíssima a paisagem vulcânica.

A ilha do Faial é verdadeiramente fascinante, em especial graças às suas praias, às suas caldeiras e ao famoso porto da cidade da Horta. Nessa Ilha fiz o passeio para ver golfinhos e baleias. Fiquei igual a criança berrando “olha as baleias!” São lindas e ficamos perto delas. Os golfinhos meigos como sempre, vieram bem pertinho de nosso barco. É uma experiência fascinante. Esse passeio é a parte. Basta ir na Marina da Ilha que tem inúmeras lojas autorizadas a fazer o passeio. Custa 50€ por pessoa.
Por último fomos de avião a Ilha de São Miguel, a mais esperada por mim, e não me decepcionei. Essa ilha é o que se pode falar que temos o dia todo exclamações de “Ooohhh “. É belíssima.

Ali, nessa ilha , tive a certeza que tenho e vou voltar aos Açores sem excursão. São tantas praias, lagoas, crateras vulcânicas, verdes, animais , campos e tudo que um ser humano urbano como eu, necessita para viver, viver, viver e amar cada dia mais a vida. Não deixe de visitar os Açores.

Palavras-chaves
Denise Lobato

Denise Lobato, como os amigos a chamam, já viajou muito pelo Mundo e agora começou uma nova aventura, mudando-se para Portugal e iniciando um tour de conhecimento e deleites visuais e gastronômicos.

Acompanhe suas viagens e fique de olho nas DICAS, pois ela sabe tudo de preços, lugares escondidos e muito mais!

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Mais nesta categoria: « Buddha Eden Serra da Estrela »

Itens relacionados (por palavra-chave)

A vida é feita de escolhas. Eu escolhi viajar e amar as pessoas do bem!

Previsão do Tempo

TodosTodos34783
Cadastrados Hoje 0
Top
Nosso site usa cookies. Para prosseguir você precisa concordar com isso. Quer saber mais? Clique aqui! Mais detalhes…