Castelo de São Jorge



O gostoso de Lisboa é que de repente você olha ao seu redor e encontra um monumento, uma ruela ou até mesmo um Castelo.

Horário : 9h às 21h (março a outubro) 9h às 18h (novembro a fevereiro)
Preço : 8 Euros

Construido em meados do século XI, ele foi construído no mais difícil acesso do topo da colina. Uma curiosidade é que o Castelo não tinha a função de ser uma residência, como é de costume com outros Castelos da Europa. O objetivo era albergar a guarnição militar, e no caso de cerco, as elites que moravam na cidade.
D. Afonso Henriques, primeiro Rei de Portugal, e tropas de cruzados que se dirigiam à terra santa, recuperaram o castelo aos mouros.
O castelo foi colocado sob a invocação de São Jorge, um mártir ao qual muitos guerreiros dedicavam sua devoção. São Jorge é o padroeiro do exército português, motivo pelo qual é comemorado no dia 25 de outubro, que foi o dia dessa conquista.
Quando Lisboa se tornou capital do reino, em 1255, o Castelo se elevou a Paço Real e mais tarde Paço da Alcáçova, além de palácio de bispos e outras funções, como forte militar.
Foi no Castelo que aconteceu o palco de recepção a Vasco da Gama após sua descoberta do caminho marítimo para as Índias.

Com o terremoto de 1755 e a mudança da residência real para a área ribeirinha da cidade, o Castelo teve um forte declínio e degradação.

Na década de 1910 começou a ser restaurado e em 1990 foi novamente reabilitado, sendo hoje em dia um dos lugares mais visitados da cidade.

Existe algumas opções para chegar ao Castelo de São Jorge:

Tem o autocarro 37 (ônibus) ou os elétricos 12 e 28 (tipo bondes). Ambos saem da Praça da Figueira bem ao lado do Hotel Mundial. A Praça da Figueira fica na saída do Metro do Rossio.
A dica é pegar um UBER até o Castelo que custou apenas 4 euros.
Para descer, dou a dica de descer a pé e ir se perder pelas ruelas, ir parando.. bebendo um bom vinho (aqui é o que não falta!) e comendo uns deliciosos petiscos de bacalhau ou sardinhas.
Chegando ao Castelo, a vista imediata é linda, são os miradores de Lisboa, os quais só temos o prazer de vê-los tão belos e majestosos pelo Castelo.

Curta devagar cada pedaço desse lugar.


Aqueça as pernas e suba as escadas de cada Torre, sempre terá uma surpresa da vista e de alguns elementos arquitetônicos que integravam a antiga residência real.

O Paço Real ficou muito destruído com o terremoto de Lisboa em 1755. Continuando o passeio, fiquei impressionada com os vestígios arqueológicos, que marcam três fases importantes da história de Lisboa.

Depois de explorar bem essa Fortaleza e tirar muitas fotos, sente para um café no próprio Castelo e aproveite a bela companhia dos pavões que vivem livre e acostumados a "fazer pose" para fotos.

Uma DICA muito boa, é no início da noite subir até o terraço do Hotel Mundial e tomar um drink, bem acompanhado, olhando a beleza do Castelo de São Jorge todo iluminado.

Palavras-chaves
Denise Lobato

Denise Lobato, como os amigos a chamam, já viajou muito pelo Mundo e agora começou uma nova aventura, mudando-se para Portugal e iniciando um tour de conhecimento e deleites visuais e gastronômicos.

Acompanhe suas viagens e fique de olho nas DICAS, pois ela sabe tudo de preços, lugares escondidos e muito mais!

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Itens relacionados (por palavra-chave)

A vida é feita de escolhas. Eu escolhi viajar e amar as pessoas do bem!

Previsão do Tempo

Visitantes

53763
HojeHoje221
OntemOntem225
Esta SemanaEsta Semana505
Este MêsEste Mês4511
TodosTodos53763
Cadastrados Hoje 0
Top
Nosso site usa cookies. Para prosseguir você precisa concordar com isso. Quer saber mais? Clique aqui! Mais detalhes…